Pular para o conteúdo principal

Dicas para arrumar emprego na área de design


Todo mundo que se qualifica em alguma coisa quer trabalhar com isso certo? Colocar em prática tudo que sabe e o que aprendeu durante seu preparo profissional.

Mas a realidade do mercado de trabalho é desoladora. O tempo passa e a ideia de conseguir um emprego na área se torna uma angústia, um sonho que se distancia.

Por isso temos aqui algumas dicas que podem ser úteis na hora de tentar conseguir o tão sonhado emprego na área de design.

Prepare seu currículo



Claro que o currículo é a primeira coisa a se fazer se você quer conseguir um emprego né? Mas muitas vezes quem procura um emprego não dá devida atenção ao currículo. Você tem que se colocar no lugar do empregador e perguntar: o quão interessante seria meu currículo? 

Utilize sites de busca de vagas



Sites de buscas de emprego podem ser bastante úteis na hora de procurar uma vaga. Sempre existem oportunidades de emprego que são muito boas mas passam despercebidas aos candidatos à um emprego.

Uma simples busca no Google pode revelar muitos sites com essa finalidade. Apenas para citar alguns, o Infojobs, Trampos e OpenJobs são boas opções.

Salve esses sites em seus favoritos e faça uma busca diária por novas vagas. Lembre-se que o mercado é rápido. Quanto antes você se candidatar, melhor.

Faça um portfólio




Muitos que ainda não possuem um portfólio tem a resposta na ponta da língua quando perguntamos o por que disso:
Como fazer um portfólio se ainda não tenho experiência?
Só que você não precisa ter experiência em agências ou ter realizado trabalhos como freelancer para ter seu portfólio. Use seus trabalhos realizados durante seu curso ou seus trabalhos pessoais mesmo.

Outra opção é criar seus primeiros trabalhos para ONG’s ou instituições de caridade. Geralmente instituições como essas precisam de serviços na área de design mas não podem pagar por isso. Você pode escolher doar seu tempo e suas habilidades e assim ganhar um item para seu portfólio.

E para divulgar seu portfólio existem muitos site úteis e de fácil acesso. Em breve citarei aqui alguns deles!

Divulgue seu trabalho



Muitos profissionais gostam de fazer projetos pessoais para treinar suas habilidades.

Um ilustrador pode criar uma série de ilustrações com um tema popular. Um fotógrafo pode criar uma coleção de fotografias inusitadas. Um designer pode fazer o redesign de grandes sites ou logotipos com intuito de mostrar suas habilidades.

O importante é ser criativo na hora de criar tais projetos. Depois de criado, insira-o em seu portfólio e divulgue-o! Envie o link do projeto para blogs e portais de design. Aliás você também pode mandar seus trabalhos para serem divulgados aqui no site.

Espero que essas dicas ajudem você a conseguir realizar seus projetos de vida e boa sorte no mercado de trabalho!

Fonte: Designerd
Imagens do post via Fotolia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Photoshop: Escala sensível ao conteúdo

Alguma vez você já tentou redimensionar uma imagem mas teve que perder parte do conteúdo por ela não estar nas mesmas proporções que seu projeto? Essa ferramenta permite que você redimensione a imagem sem perder seu conteúdo visual importante enquanto o redimensionamento normal afeta todos os pixel da imagem, a escala sensível a conteúdo afeta mais os pixels de áreas sem conteúdo visual importante. Repare que a imagem acima não tem as mesmas proporções que o quadro em que desejo inseri-la, geralmente para que não tenhamos que "esticar" a imagem podemos contornar redimensionando ela por fora da área correta assim, mas não precisamos necessariamente fazer isso. Usando escala sensível ao conteúdo Passo 1 : Primeiramente temos que rasterizar a imagem que iremos trabalhar, para isso clique com o botão direito do mouse sobre a camada da sua imagem e clique em "Rasterizar". Passo 2 : Com a camada já rasterizada e selecionada clique em Editar > Escala

Visual Hunt, buscador com mais de 350 milhões de imagens gratuitas em alta resolução

O Visual Hunt é uma espécie de "Google" para fotos de alta resolução que podem ser usadas livremente nos seus projetos. São mais de 350 milhões de imagens já anexadas, provenientes de várias fontes, como o Flickr. Algumas imagens são carregadas pelo próprio Visual Hunt. No Visual Hunt, pode-se pesquisar por palavras-chave ou navegar por categoria. Tal como a maioria dos motores de busca, tem opções de pesquisa para que você encontre exatamente aquilo que procura. Todas as fotos estão protegidas por direitos Creative Commons ou são de domínio público. As de Creative Commons significa que podem ser utilizadas, mas existem restrições, dependendo se esse Creative Commons permite uso comercial ou não. A equipe do Visual Hunt diz, no entanto, que a maioria das imagens têm licença CC0, ou seja, você pode fazer o que quiser com elas. Fonte: DSGN

Photoshop: Sobreposição em imagens

Sobreposições ou overlays são mesclagens de duas camadas, também chamado de "blending" de imagens. Para isso basta você ter duas imagens distintas e fazer com que uma sobreponha a outra, não há muito segredo nisso. Vamos ver na prática Passo 1 : Abra a imagem que você quer aplicar o efeito. Passo 2 : Importe para o arquivo a imagem que você quer sobrepor sobre a outra. Passo 3 : Clique nessa caixa acima das camadas e escolha o modo de sobreposição desejado. Eu particularmente vou testando cada um até achar o que me agrada. Você também pode clicar com o botão direito do mouse e selecionar "Opções de mesclagem..." ou clicar no ícone "Fx" abaixo das camadas e selecionar "Opções de mesclagem...". Opcional - Passo 4 : Você pode alterar coisas como Matiz, Saturação, Luminosidade, Opacidade, ou se quiser pode até aplicar um desfoque na sobreposição. Resultados Mesclagem "Sobrepor" + Matiz em 180: Exemplo em uma da