Pular para o conteúdo principal

Photoshop: Tratamento de imagens com o Camera Raw


Essa publicação é mais pra "apresentar" a ferramenta do que de fato um tutorial de como a usar, pois seria necessária muita informação.
O Camera Raw é um plugin que é instalado juntamente às versões mais atuais do Photoshop. Esse plugin é usado principalmente no tratamento de fotografias e é uma ferramenta poderosa para os fotógrafos profissionais.

Hoje existem câmeras capazes de criar e processar arquivos raw, esses arquivos contém informações separadas da imagem, os metadados, esses metadados contém informações como equilíbrio de branco, escala de tons, contraste, saturação de cores e nitidez. O Camera Raw interpreta o arquivo do Camera Raw usando as informações sobre a câmera e os metadados da imagem para criar e processar imagens coloridas. Quando você ajusta uma imagem camera raw, os dados camera raw originais são preservados.

Mas aqui não usaremos uma imagem camera raw, mas sim o JPEG então você estará editando pixels que já foram processados pela câmera. Os arquivos camera raw sempre contêm os pixels originais e não processados da câmera. Para capturar imagens camera raw, você deve configurar a câmera para salvar arquivos no formato de arquivo camera raw próprio dessa câmera.

Vamos lá!

Passo 0: Certifique-se que você tem o Photoshop® Camera Raw instalado.

Passo 1: Abra uma foto qualquer que você queira editar, vou usar essa imagem com saturação baixa e exposição pior ainda (eu meio que baguncei a imagem antes até).

Passo 2: Clique em Filtro > Filtro do Camera Raw (Shift+Ctrl+A).

Essa é a interface do plugin:
São ferramentas para controle de exposição, remoção de manchas, distorção de lente, mapa de degradê e vinheta artística.
Metadados da imagem, informações de foco, exposição, etc.
Ferramentas de edição básica, curva de tons, detalhes, hsl e tons de cinza, tonalização, correção de lente, efeitos e calibração de câmera.
Botões para visualizar as alterações (antes/depois).

Passo 3: Faça seus ajustes de acordo com o resultado que deseja obter. É importante explorar todas as guias e conhecer as ferramentas, teste-as!


Resultado

Depois de um tempo mexendo nas várias opções de alteração que o plugin nos permite mudar eu consegui esse resultado. Essa foto foi tirada com um smartphone e antes de iniciar essa postagem eu "destruí" a foto um pouco e mesmo assim ainda pude reparar ela o máximo possível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Photoshop: Escala sensível ao conteúdo

Alguma vez você já tentou redimensionar uma imagem mas teve que perder parte do conteúdo por ela não estar nas mesmas proporções que seu projeto? Essa ferramenta permite que você redimensione a imagem sem perder seu conteúdo visual importante enquanto o redimensionamento normal afeta todos os pixel da imagem, a escala sensível a conteúdo afeta mais os pixels de áreas sem conteúdo visual importante. Repare que a imagem acima não tem as mesmas proporções que o quadro em que desejo inseri-la, geralmente para que não tenhamos que "esticar" a imagem podemos contornar redimensionando ela por fora da área correta assim, mas não precisamos necessariamente fazer isso. Usando escala sensível ao conteúdo Passo 1 : Primeiramente temos que rasterizar a imagem que iremos trabalhar, para isso clique com o botão direito do mouse sobre a camada da sua imagem e clique em "Rasterizar". Passo 2 : Com a camada já rasterizada e selecionada clique em Editar > Escala

Visual Hunt, buscador com mais de 350 milhões de imagens gratuitas em alta resolução

O Visual Hunt é uma espécie de "Google" para fotos de alta resolução que podem ser usadas livremente nos seus projetos. São mais de 350 milhões de imagens já anexadas, provenientes de várias fontes, como o Flickr. Algumas imagens são carregadas pelo próprio Visual Hunt. No Visual Hunt, pode-se pesquisar por palavras-chave ou navegar por categoria. Tal como a maioria dos motores de busca, tem opções de pesquisa para que você encontre exatamente aquilo que procura. Todas as fotos estão protegidas por direitos Creative Commons ou são de domínio público. As de Creative Commons significa que podem ser utilizadas, mas existem restrições, dependendo se esse Creative Commons permite uso comercial ou não. A equipe do Visual Hunt diz, no entanto, que a maioria das imagens têm licença CC0, ou seja, você pode fazer o que quiser com elas. Fonte: DSGN

Photoshop: Sobreposição em imagens

Sobreposições ou overlays são mesclagens de duas camadas, também chamado de "blending" de imagens. Para isso basta você ter duas imagens distintas e fazer com que uma sobreponha a outra, não há muito segredo nisso. Vamos ver na prática Passo 1 : Abra a imagem que você quer aplicar o efeito. Passo 2 : Importe para o arquivo a imagem que você quer sobrepor sobre a outra. Passo 3 : Clique nessa caixa acima das camadas e escolha o modo de sobreposição desejado. Eu particularmente vou testando cada um até achar o que me agrada. Você também pode clicar com o botão direito do mouse e selecionar "Opções de mesclagem..." ou clicar no ícone "Fx" abaixo das camadas e selecionar "Opções de mesclagem...". Opcional - Passo 4 : Você pode alterar coisas como Matiz, Saturação, Luminosidade, Opacidade, ou se quiser pode até aplicar um desfoque na sobreposição. Resultados Mesclagem "Sobrepor" + Matiz em 180: Exemplo em uma da