Pular para o conteúdo principal

Photoshop: Como recortar imagens e dicas #01


O dilema de todo usuário de Photoshop: qual ferramenta usar para recortar imagens? Qual delas garante melhor qualidade? Como suavizar o recorte?
Nesse artigo vou tentar abordar esse assunto de maneira simples e clara. Muitos vídeos e tutoriais fazem disso uma coisa super complicada, mas não é um bicho de 7 cabeças!

Primeiramente você deve ter paciência! Não adianta sair clicando em volta do objeto de qualquer jeito e esperar que o Photoshop faça algum tipo de magia que irá recortar perfeitamente.
Seja cuidadoso, aliás a pressa é a inimiga da perfeição não é?

Utilizando a Pen Tool (Caneta)


Você pode estar se perguntando "por que a ferramenta caneta?". É simples, com ela você pode ir clicando e criando pontos em torno da imagem, se errar basta excluir os últimos pontos, e de clique em clique você vai contornando a forma.

O árduo trabalho desse método trás resultados bem satisfatórios no final.

Terminei de contornar a imagem, e agora?
Agora clique com o botão direito do mouse sobre o demarcador e clique em Criar Seleção... Depois aperte CTRL+J para separar a seleção da camada (layer) original.

Agora que as camadas estão separadas ainda falta refinar as arestas, porém essa opção só está presente nas ferramentas de seleção originais, então vamos contornar essa situação da seguinte forma:
Você deve clicar na ferramenta Laço quando sua camada estiver em modo de seleção, e depois clique em "Selecionar e mascarar...", como na imagem:

Na próxima tela a área de trabalho do Photoshop irá mudar para o modo de refinamento de imagem, aqui você pode ir definindo os valores que quer usar conforme o grau de difusão que você deseja, até que sua imagem fique da maneira ideal.

Mas ainda podem haver algumas imperfeições! Nada que uma borracha suave não resolva né.

Também é importante dar atenção às sobreposições e mesclagens de camadas, isso pode ajudar a esconder mais algumas imperfeições que possam ocorrer.
poderia ficar melhor né :p

Usando a ferramenta Laço

Pra quem já tem certa habilidade com o mouse e confiança de que não vai errar também pode usar a ferramenta Laço para criar suas seleções.
"a pressa é a inimiga da perfeição"

Outras alternativas são o Laço Poligonal e o Laço Magnético, ambos podem ser utilizados segurando o clique no botão Laço na barra de ferramentas.

Depois de selecionar a imagem você também pode refinar as arestas e corrigir as imperfeições e erros.

OK! Mas eu não disse qual ferramenta é melhor e nem vou dizer. Cada um tem seu jeito de trabalhar, há muitos designers que usam somente a ferramenta borracha e vão apagando pixel por pixel até atingir os resultados que quer. A ferramenta Laço Poligonal por exemplo é uma das mais usadas e simples de se usar, só não supera a Varinha Mágica que você basicamente tem que clicar na parte que quer recortar e violá! Já está pronto.

Provavelmente terei que escrever novos tutoriais pois esse assunto tem muitas formas de ser trabalhado, uns fáceis outros chatos e complicados. Tem muita coisa pra explicar mas futuramente quem sabe talvez eu fale sobre isso... em vídeo.

Caso queira saber mais sobre refinar arestas de seleção você pode conferir aqui na documentação da Adobe sobre o assunto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Photoshop: Sobreposição em imagens

Sobreposições ou overlays são mesclagens de duas camadas, também chamado de "blending" de imagens. Para isso basta você ter duas imagens distintas e fazer com que uma sobreponha a outra, não há muito segredo nisso. Vamos ver na prática Passo 1 : Abra a imagem que você quer aplicar o efeito. Passo 2 : Importe para o arquivo a imagem que você quer sobrepor sobre a outra. Passo 3 : Clique nessa caixa acima das camadas e escolha o modo de sobreposição desejado. Eu particularmente vou testando cada um até achar o que me agrada. Você também pode clicar com o botão direito do mouse e selecionar "Opções de mesclagem..." ou clicar no ícone "Fx" abaixo das camadas e selecionar "Opções de mesclagem...". Opcional - Passo 4 : Você pode alterar coisas como Matiz, Saturação, Luminosidade, Opacidade, ou se quiser pode até aplicar um desfoque na sobreposição. Resultados Mesclagem "Sobrepor" + Matiz em 180: Exemplo em uma da...

Photoshop: Escala sensível ao conteúdo

Alguma vez você já tentou redimensionar uma imagem mas teve que perder parte do conteúdo por ela não estar nas mesmas proporções que seu projeto? Essa ferramenta permite que você redimensione a imagem sem perder seu conteúdo visual importante enquanto o redimensionamento normal afeta todos os pixel da imagem, a escala sensível a conteúdo afeta mais os pixels de áreas sem conteúdo visual importante. Repare que a imagem acima não tem as mesmas proporções que o quadro em que desejo inseri-la, geralmente para que não tenhamos que "esticar" a imagem podemos contornar redimensionando ela por fora da área correta assim, mas não precisamos necessariamente fazer isso. Usando escala sensível ao conteúdo Passo 1 : Primeiramente temos que rasterizar a imagem que iremos trabalhar, para isso clique com o botão direito do mouse sobre a camada da sua imagem e clique em "Rasterizar". Passo 2 : Com a camada já rasterizada e selecionada clique em Editar > Escala ...

Photoshop: Tratamento de imagens com o Camera Raw

Essa publicação é mais pra "apresentar" a ferramenta do que de fato um tutorial de como a usar, pois seria necessária muita informação. O Camera Raw é um plugin que é instalado juntamente às versões mais atuais do Photoshop. Esse plugin é usado principalmente no tratamento de fotografias e é uma ferramenta poderosa para os fotógrafos profissionais. Hoje existem câmeras capazes de criar e processar arquivos raw, esses arquivos contém informações separadas da imagem, os metadados, esses metadados contém informações como equilíbrio de branco, escala de tons, contraste, saturação de cores e nitidez. O Camera Raw interpreta o arquivo do Camera Raw usando as informações sobre a câmera e os metadados da imagem para criar e processar imagens coloridas. Quando você ajusta uma imagem camera raw, os dados camera raw originais são preservados. Mas aqui  não usaremos uma imagem camera raw, mas sim o JPEG então você estará editando pixels que já foram processados pe...