Pular para o conteúdo principal

Photoshop: Escala sensível ao conteúdo


Alguma vez você já tentou redimensionar uma imagem mas teve que perder parte do conteúdo por ela não estar nas mesmas proporções que seu projeto?
Essa ferramenta permite que você redimensione a imagem sem perder seu conteúdo visual importante enquanto o redimensionamento normal afeta todos os pixel da imagem, a escala sensível a conteúdo afeta mais os pixels de áreas sem conteúdo visual importante.

Repare que a imagem acima não tem as mesmas proporções que o quadro em que desejo inseri-la, geralmente para que não tenhamos que "esticar" a imagem podemos contornar redimensionando ela por fora da área correta assim, mas não precisamos necessariamente fazer isso.

Usando escala sensível ao conteúdo

Passo 1: Primeiramente temos que rasterizar a imagem que iremos trabalhar, para isso clique com o botão direito do mouse sobre a camada da sua imagem e clique em "Rasterizar".
Passo 2: Com a camada já rasterizada e selecionada clique em Editar > Escala sensível ao conteúdo.
Passo 3 - Final: Agora simplesmente arraste as bordas da imagem até preencher a área desejada e aperte Enter quando terminar.
Veja abaixo a diferença entre um redimensionamento normal e um sensível ao conteúdo (passe o mouse).


Enfim, é mais uma coisa simples e poderosa que pode ser muito útil em seus próximos projetos.

Comentários

  1. Muito bom! Nem sabia que tinha esse efeito e que o resultado era tão bom! Gostaria que fizesse um tutorial de como remover fundo das imagens (render?) com qualidade e precisão, porque no Youtube tem uns tutoriais bem ruins nos quais fica claramente horrível a qualidade do corte... Outro tutorial que gostaria que fizesse é de como aumentar o tamanho das imagens e depois corrigir a perca de qualidade. Mas claro quando digo que gostaria fizesse não leve como um pedido e sim uma sugestão para próximas postagens. Obrigado! PS: Gostei muito do jeito que explica, sem enrolação e com imagens bem explicadas. Sucesso no blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigado pelas sugestões e pelo feedback. Tentarei abordar esses assuntos nas próximas publicações e novamente obrigado!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Photoshop: Sobreposição em imagens

Sobreposições ou overlays são mesclagens de duas camadas, também chamado de "blending" de imagens. Para isso basta você ter duas imagens distintas e fazer com que uma sobreponha a outra, não há muito segredo nisso. Vamos ver na prática Passo 1 : Abra a imagem que você quer aplicar o efeito. Passo 2 : Importe para o arquivo a imagem que você quer sobrepor sobre a outra. Passo 3 : Clique nessa caixa acima das camadas e escolha o modo de sobreposição desejado. Eu particularmente vou testando cada um até achar o que me agrada. Você também pode clicar com o botão direito do mouse e selecionar "Opções de mesclagem..." ou clicar no ícone "Fx" abaixo das camadas e selecionar "Opções de mesclagem...". Opcional - Passo 4 : Você pode alterar coisas como Matiz, Saturação, Luminosidade, Opacidade, ou se quiser pode até aplicar um desfoque na sobreposição. Resultados Mesclagem "Sobrepor" + Matiz em 180: Exemplo em uma da...

Photoshop: Como recortar imagens e dicas #01

O dilema de todo usuário de Photoshop: qual ferramenta usar para recortar imagens? Qual delas garante melhor qualidade? Como suavizar o recorte? Nesse artigo vou tentar abordar esse assunto de maneira simples e clara. Muitos vídeos e tutoriais fazem disso uma coisa super complicada, mas não é um bicho de 7 cabeças! Primeiramente você deve ter paciência! Não adianta sair clicando em volta do objeto de qualquer jeito e esperar que o Photoshop faça algum tipo de magia que irá recortar perfeitamente. Seja cuidadoso, aliás a pressa é a inimiga da perfeição não é? Utilizando a Pen Tool (Caneta) Você pode estar se perguntando "por que a ferramenta caneta?". É simples, com ela você pode ir clicando e criando pontos em torno da imagem, se errar basta excluir os últimos pontos, e de clique em clique você vai contornando a forma. O árduo trabalho desse método trás resultados bem satisfatórios no final. Terminei de contornar a imagem, e agora? Agora clique com...